segunda-feira, 30 de maio de 2011

Intercambio Regional reunirá mais de 300 jovens em Cabaceiras (PB)

A cidade de Cabaceiras (PB) será o cenário do I Intercâmbio Regional das Juventudes dos Territórios Rurais do Nordeste, promovido pela Escola Quilombo dos Palmares – Equip, a Rede de Jovens do Nordeste – RJNE com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O evento, que pretende reunir mais de 300 jovens de todos os estados do Nordeste, acontecerá de 16 a 19 de Junho de 2011.
O Intercambio Regional é o resultado final do Projeto ‘Cidadania, Governança Social e Desenvolvimento Territorial’, que realizou um encontro em cada estado do Nordeste com a proposta de implementar processos de qualificação e intercâmbio de membros das organizações e das redes sociais nos territórios rurais, fortalecendo assim a participação efetiva de jovens, mulheres e comunidades tradicionais nos mais variados espaços sociais.
A metodologia do evento terá como base os seguintes eixos temáticos: Política territorial, Cultura/Ruralidades, Participação política e Agricultura Familiar, todos os eixos dialogando com as realidades juvenis espalhadas nas dezenas de territórios rurais do Nordeste.
O município de Cabaceiras, situado a 184 km da capital do estado da Paraíba, João Pessoa, cravada no semiárido deste estado e conhecido nacionalmente com a ‘Holiude Nordestina’, foi escolhida para sediar esse evento por fazer  de um pólo cultural que tem seu alicerce  na agricultura familiar, com experiências significativas  em agroecológica e de convivência sustentável  com o semiárido.
A Escola de Formação Quilombo dos Palmares é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987 e reconhecida juridicamente em julho de 1988. É uma entidade de Educação Popular que nasceu da necessidade dos movimentos sociais potencializarem a formação político-metodológica de suas bases, lideranças e educadores, com área de abrangência na Região Nordeste do Brasil.
A Rede de Jovens do Nordeste é uma articulação que trabalha no fortalecimento de grupos, organizações, entidades e movimentos juvenis. A Rede está presente em todos os nove estados do nordeste brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e conta com a participação direta de mais de trezentas organizações que militam pelos direitos da juventude. Surgida em 1998, sempre teve como principal ideal fortalecer o exercício do protagonismo juvenil dentro das lutas sociais compreendendo que “REDE” é um espaço de troca de experiências, debates, e proposições de políticas públicas para este segmento, de construção do fazer formativo que supera as dimensões de bairro, cidade ou estado, além da busca da identidade da juventude nordestina.
Contatos:
Assessoria de Comunicação – Marcos Moraes             (83)8841-5270       ou             (83)9634-7798      
Email: marcosmoraesjornalista@gmail.com
Escola de Formação Quilombo dos Palmares – EQUIP
Contato: Raimundo Cajá             (83) 8895-3210       ou             (81) 3423-2542      
Email: caja@equip.org.br / cajacg@ig.com.com
Rede de Jovens do Nordeste – RJNE
Contato: Ailton André             (98)8722-0308       ou             (98)3243-0245      
Email: ailtonandre2@gmail.com
Contato: Kleiton Albuquerque             (83) 8773-6754       ou             (83)9922-7209      
Email: jkmalbuquerque@hotmail.com

Conheça o Regimento Interno da 2ª Conferência Nacional de Juventude


Regimento/Resoluções
O processo da II Conferência Nacional de Juventude é normatizado por uma série de documentos que contém regras e orientações para o desenvolvimento das etapas.
Regimento Interno Nacional
[acesse aqui]
Resolução 01 da Comissão Organizadora Nacional (01/CON)
[acesse aqui]

A primeira reunião da Comissão Nacional Organizadora (CON) da II Conferência Nacional de Juventude foi marcada pela assinatura da portaria do Regimento Interno da Conferência pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto de Carvalho. Em visita breve, o Ministro aproveitou para saldar e agradecer os participantes da Comissão pelo compromisso assumido com o processo da Conferência. O Documento foi publicado nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial da União.
A Comissão, composta por 15 membros da sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e 18 membros do poder público. O encontro foi dirigido pela coordenadora geral da Conferência, Ângela Guimarães, e teve como primeiro ponto de pauta o debate sobre a temática da Conferência. A proposta é que a discussão gire em torno da aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, marcos legais em tramitação no Congresso.
Segundo o deputado federal Reginaldo Lopes, que participa da Comissão pela Frente Parlamentar da Juventude da Câmara Federal, mesmo que o Plano seja aprovado pela Câmara antes do término da Conferência, vale a pena a discussão que poderá modificar o documento que ainda será avaliado pelo Senado Federal.
A pauta da reunião seguiu com os informes sobre as ações da Secretaria Nacional de Juventude em relação à estrutura da Conferência e a escolha do Comitê Executivo, formado por 6 membros da Comissão Organizadora Nacional e que assumirá as ações mais práticas para o funcionamento da Conferência, além das decisões emergenciais. Compõe o Comitê 3 membros da Secretaria Nacional de Juventude e 3 membros do Conjuve.
A reunião terminou com a aprovação da primeira resolução da Comissão que versa sobre o funcionamento das etapas estaduais da Conferência. A resolução indica normas para facilitar os eventos estaduais e a escolha dos representantes nos Estados.
Recomendações – Carlos Odas, um dos organizadores da I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, foi convidado a dar boas vindas aos componentes da Comissão e aproveitou para explicar como funcionou a etapa anterior. “A figura dos mediadores foram imprescindíveis em todo o processo da Conferência de 2008”, alertou Odas.

Outra recomendação veio da ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que também passou pelo encontro. Ela lembrou que os jovens em sistemas carcerários e os jovens com deficiência não devem deixar de participar do processo e propôs uma reunião de trabalho para tratar da questão da grande taxa de homicídios de jovens negros no país.
fonte:www.juventude.gov.br

quinta-feira, 26 de maio de 2011

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE



CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE
FAGUNDES - PARAÍBA

O Governo Federal lançou, em Brasília, a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude que tem como objetivo promover a democracia participativa, fortalecer o debate público e contribuir para a construção e fortalecimento da política nacional de juventude.
O lema da Conferência é “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. Os eixos da discussão são “Juventude: democracia, participação e desenvolvimento nacional”; “Plano Nacional de Juventude prioridades 2011-2015”; “Articulação e integração das políticas públicas de juventude”. A idéia é que sejam trabalhados cadernos temáticos, além do texto base, abordando temas como educação, saúde, sexualidade dentre outros.
Após o lançamento do Governo Federal, e o Governo Estadual lançarem o Decreto das Conferências aconteceu na tarde, desta quinta-feira, dia 25 de maio no Gabinete do Prefeito a assinatura do Decreto convocando a II Conferência Municipal de Juventude, na ocasião participaram do ato de assinatura presença de; João Andrei Dantas (Presidente do COMJUVE); Allison Aroldo (Pastoral da Juventude); Gumercindo Neto (Coordenação de Esportes); José Luis (Sec. de Administração); Vanderlei Peixoto (Chefe de Gabinete) e Marinaldo Martins (Comunicações).
A Conferência Municipal acontecerá dia 05 de agosto de 2011. O próximo passo e a constituição da Comissão Organizadora!
A conferência municipal da juventude terá como o objetivo a construção e a efetivação da política municipal de juventude, fortalecendo a relação entre o governo e sociedade civil, promovendo a qualidade e participação da sociedade, em especial dos jovens, na formulação e no controle das políticas públicas para a juventude.

João Andrei Dantas
Presidente do COMJUVE

Contatos:
83 8777-6775
E-mail: comjuve@ymail.com; joaoandrei13@hotmail.com