quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conjuve representa sociedade civil brasileira na XI Cúpula Social do Mercosul

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) marcou presença na XI Cúpula Social do Mercosul, realizada nos dias 28 e 29 de junho, em Assunção, Paraguai. O presidente do Conselho, Gabriel Medina, participou dos debates sobre juventude, que resultaram em uma carta, que foi entregue aos chefes de Estado que integram o Bloco. Segundo Gabriel Medina, a sociedade civil brasileira, representada pelas entidades que integram o Conselho e o Programa Mercosul Social e Solidário, teve uma participação fundamental no encontro, onde foi definido um grupo de comunicação, que responderá pela interlocução entre os países da Cúpula. Gabriel Medina vai integrar o GT, representando o Brasil. Leia aqui a íntegra da carta do GT de Juventude.
As Cúpulas Sociais acontecem semestralmente, de forma coordenada com a Cúpula de Chefes de Estado, e são organizadas pelo país que exerce a Presidência Pro Tempore do Mercosul. Trata-se de um espaço de diálogo e interação entre governos e sociedade civil dos países membros e associados do Bloco, no que diz respeito ao processo de integração regional. As sugestões dos debates realizados nas Cúpulas Sociais são encaminhadas às Cúpulas de Chefes de Estado do Mercosul para apreciação dos seus respectivos presidentes.
A primeira Cúpula Social foi realizada pelo governo brasileiro, em dezembro de 2006, em Brasília. Desde então, tornou-se um evento regular da agenda oficial do Mercosul. No Brasil, a coordenação dos encontros está sob a responsabilidade da Secretaria-Geral da Presidência da República, que tem apoiado a participação de organizações da sociedade civil quando o evento é realizado em outros Estados-Membros.

FONTE: www.juventude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário