sexta-feira, 17 de junho de 2011

NOVOS SONHOS DA JUVENTUDE BRASILEIRA

O estudo "O Sonho Brasileiro", do Datafolha com parceria do Itaú, Globo e outras instituições privadas, veio em boa hora para retratar as condições ideológicas da nossa juventude, já sob o impacto de quase uma década de governo do PT, onde ela foi beneficiada pelo crescimento econômico, distribuição de renda e muitas políticas específicas.

Foram ouvidos 3.000 jovens em pesquisas qualitativas e quantitativas em cidades de quatro regiões do País. Entre as ouvidas, 47% pertencem à classe C, seguida de 33% da B e 17% das classes D e E, as camadas em mobilidade social, compostas majoritariamente por jovens e sendo que a classe C é a chamada de "nova classe média".

o levantamento detectou que os jovens brasileiros em ascenção social não assimilaram o referencial de vida das elites e querem sim é crescer dentro das oportunidades abertas. Por isso, essa parcela da população tem seus sonhos menos ligados às questões relacionadas ao consumo e mais voltados à formação profissional e ao emprego. Assim, os sonhos individuais não consistem em conquistar o padrão de consumo dasclasses A e B e são mais ligados à carreira. Apenas 9% deles apontaram ficar rico ou ter estabilidade financeira como principal sonho individual. Fatia de 6% sinalizou família e 3% colocaram a aquisição de bens materiais como carro, moto e eletrodomésticos em primeiro lugar.

Entre tantos sonhos idealizados pelos jovens brasileiros lideram a lista conquistar formação profissional e emprego seguido pela casa própria, o que já vem ocorrendo intensamente, basta ver os números do CAGED do primeiro trimestre, onde a média de crescimento da oferta de emprego para a juventude foi o dobro da geral, os números do CAGED 2009, que detectaram que 80% dos empregos gerados foram ocupados por jovens e os índices da carteira de habitação da Caixa Econômica, que já é formada em 40% por pessoas entre 18 e 29 anos.

Os dados do emprego juvenil dentro do crescimento econômico não deixam surpreender que, segundo o estudo, 7% dos jovens entrevistados desejam ter um emprego melhor, onde muitos deles preferem ganhar um pouco menos e ter mais qualidade de vida. O levantamento aponta ainda que 41% dos jovens querem satisfação no trabalho enquanto 39% querem salário maior, números que justificam a troca periódica de emprego em busca de melhor remuneração e os dados (de outro estudo, do Ipea) de que o desemprego juvenil tem sido descontínuo.

Independentemente da classe social do jovem, o interesse em cursar o Ensino Superior é bastante forte. Esse desejo foi sinalizado por 79% das classes A e B. No estrato C, chega a 77% e na base da pirâmide a 74%. Sinal dos tempos pelas oportunidades abertas com ProUni, ReUni, reserva da vagas sócio raciais, entre outras. Índices que também explicam, pela vontade individual, o fato de que muitos fazem opção de seguir estudando ao invés de trabalhar, já que suas famílias agora dispõem de renda para sustentá-los no estudo por mais tempo.

A percepção das possibilidades da economia também caracterizam uma enorme vontade empreendedora da juventude. O negócio próprio ocupa preferência no quesito "a profissão dos sonhos" entre os entrevistados. Ser administrador, empreendedor, ou montar o próprio negócio fortalecem antiga proposta da CONAJE, de incluir o empreendedorismo nas grades curriculares e um recorte juvenil seríssimo no futuro Ministério da Micro Empresa, prometido pela presidenta Dilma.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

RESOLUÇÃO Nº 001/2011 - INSTALA A COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL



RESOLUÇÃO Nº 001/2011
DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE - COMJUVE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 3º do Decreto Municipal  003/ 2011, resolve:

Resolução:

Art. 1º - Fica criada a COMISSÃO ORGANIZADORA DA 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Art. 2º: A Comissão Organizadora Municipal (COM) será composta por 06 (seis) membros, representantes do Poder Público e da sociedade civil, assim distribuído:
1. Representante da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo;
2. Representante da Câmara Municipal de Vereadores;
3. Representante da Secretaria de Ação Social;
4. Representante do Movimento de Juventude das Igrejas (Católica ou Evangélica);
5. Representantes do Conselho Municipal de Juventude.
Parágrafo Único: A Comissão Organizadora Municipal será presidida pelo representante do Conselho Municipal de Juventude.
Art.3º- Compete a Comissão Organizadora:
I – coordenar e promover a realização da Conferência Municipal;
II – realizar o planejamento de organização da Conferência Municipal;
III – mobilizar a sociedade civil e o Poder Público, no âmbito de sua atuação no Município para organizarem e participarem da conferência;
IV – viabilizar a infra-estrutura necessária à realização da etapa municipal;
V – aprovar a programação da etapa municipal;
VI– produzir a avaliação da etapa municipal;
VII – providenciar a publicação do relatório final da etapa municipal.
VIII – Encaminhar a Coordenação da etapa estadual o relatório final da etapa municipal, além dos documentos necessários para validação da etapa municipal
X – deliberar, com a supervisão da Comissão Organizadora Estadual, sobre todas as questões referentes à etapa municipal que não estejam previstas neste regimento.
Art. 4º- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.



JOÃO ANDREI DANTAS
PRESIDENTE DO COMJUVE

DECRETO 003/2011 CONVOCA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL



DECRETO Nº 003, DE 25 DE MAIO DE 2011

Convoca a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude.


O PREFEITO MUNICIPAL DE FAGUNDES, no uso das atribuições que lhe são conferidas Lei Orgânica do Município, e tendo em vista o disposto no Decreto Federal de 12 de agosto de 2010 e do Decreto Estadual de 16 de maio de 2011,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica convocada a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, etapa Municipal da II Conferência Nacional de Juventude, a realizar-se no dia 04 de agosto de 2011, na cidade de Fagundes, neste Estado.
Parágrafo único. A realização do evento será coordenada pelo Conselho Municipal de Juventude - COMJUVE, sendo o Presidente do evento o Presidente do COMJUVE ou, em suas ausências, o Vice Presidente do Conselho.
Art. 2º A Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude tratará os seguintes temas:
I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;
II – Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015;
III – Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
Art. 3º O Presidente do Conselho Municipal de Juventude editará Resolução, dispondo sobre a organização e funcionamento da Conferência.
Art. 4º As despesas com a realização da Conferência Municipal correrão à conta de recursos oriundos da Secretaria de Gabinete e de parceiros.
Art. 5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DO PREFEITO, em Fagundes, 25 de maio de 2011.






GILBERTO MUNIZ DANTAS
PREFEITO CONSTITUCIONAL

Sejel organiza 2ª Conferência de Políticas Públicas para Juventude

Uma comissão organizadora, presidida por representante da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), coordenará a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude. Nomeada nesta terça feira (14), através da publicação da resolução 001/2011, no Diário Oficial, a comissão terá o papel de promover, planejar e executar o evento, além de orientar o trabalho das Comissões Organizadoras Municipais.
De acordo com o secretário da Sejel, Fábio Maia, os demais membros da comissão organizadora da 2ª Conferência serão formados por representantes das Secretarias Estaduais de Educação, da Cultura, do Desenvolvimento Humano e da Mulher e Diversidade Humana.
“Fazem parte da comissão, representantes da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Comissão Organizadora Nacional, Conselho Estadual de Juventude, Assembleia Legislativa e da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados”, completou Fábio Maia.
A 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude será realizada entre os dias 28 e 30 do mês de outubro em João Pessoa.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Lançada oficialmente a 2ª Conferência Nacional de Juventude

A 2ª Conferência Nacional de Juventude foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (7/6), no Palácio do Planalto, pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).O processo da Conferência já está acontecendo em diversos estados e municípios, com a formação das comissões que vão organizar as etapas preparatórias para o encontro nacional, agendado para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.
O evento contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral (SG), Gilberto Carvalho, do secretário executivo da SG,Rogério Sottili, da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, da presidente da comissão organizadora da Conferência, Ângela Guimarães, e do presidente do Conjuve, Gabriel Medina, além de parlamentares federais e estaduais, gestores de juventude e representantes de movimentos sociais e juvenis.
Na abertura do evento, o ministro Gilberto Carvalho ressaltou os esforços da SNJ e do Conjuve para realizar a 2ª Conferência Nacional de Juventude que, segundo ele, não deve ser vista como o objetivo final. O encontro deve ser um instrumento para o exercício pleno da cidadania, assegurando a participação da juventude na construção de uma política que permita ao jovem cumprir o lema “conquistar direitos e desenvolver o Brasil”, proposto para a Conferência. Gilberto afirmou, ainda, que a conquista definitiva dos direitos juvenis não beneficiará apenas esse público, mas toda a sociedade, aumentando as chances de o país crescer com mais justiça e equidade.
A secretária Severine Macedo, a presidente da comissão organizadora da Conferência, Ângela Guimarães, e o presidente do Conjuve, Gabriel Medina, também destacaram a importância da nova Conferência para fortalecer a política juvenil, que deve definir claramente quais são os direitos dos jovens e criar instrumentos que garantam o seu cumprimento pelos governantes, em nível federal, estadual e municipal. Nesse sentido, eles destacaram a importância dos parlamentares aprovarem o Plano Nacional e o Estatuto da Juventude, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Presente à cerimônia, a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), lembrou que embora a Constituição de 88 não tenha consagrado o jovem como sujeito de direitos, a Carta Magna assegurou a participação política desse público, permitindo-lhe o voto a partir dos 16 anos. A senadora ratificou a relevância da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece sob novo cenário e novos desafios, incluindo temas priorizados na gestão da presidenta Dilma Rousseff, como é o caso da educação e da erradicação da extrema pobreza. Dois itens, segundo ela, que marcaram a luta juvenil da sua geração e continuam se destacando como princípios da juventude atual.
Para Ismênio Bezerra, do Fórum de Gestores de Juventude, os parlamentares têm um papel fundamental nesse processo, incentivando a realização das etapas preparatórias no maior número possível de estados e municípios. Ismênio destacou que o grande desafio do governo federal é romper o ciclo de pobreza que sempre marcou a trajetória do país e que afeta, também, a juventude brasileira. A  onferência tem, portanto, a tarefa de inserir os jovens nesse debate, respeitando a rica diversidade que marca o segmento.
Mais informações sobre a Conferência podem ser obtidas junto à Comissão Organizadora Nacional, pelo email conferencia.juventude@planalto.gov.br, pelo site www.juventude.gov.br ou pelo telefone (61) 3411.3568